A Matrícula Inicial é a primeira matrícula do candidato aprovado em concurso vestibular. É vedada a Matrícula Inicial para uma mesma Habilitação ou Ênfase que já tenha concluído anteriormente na UNEMAT ou em outra IES.

Quem pode efetuar a matrícula?

O pedido de Matrícula Inicial no curso de graduação só deverá ser feito pessoalmente ou por procuração reconhecida em cartório.

Quais os documentos necessários?

  1. cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  2. cópia do histórico escolar do Ensino Médio;
  3. cópia do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
  4. cópia do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  5. cópia do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  6. cópia da carteira de identidade ou equivalente;
  7. cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  8. 1 (uma) fotografia 3 x 4 recente;
  9. declaração de não ter vínculo como acadêmico em outra IES pública.

IMPORTANTE: As cópias dos documentos dos itens de 1 a 7, deverão ser entregues devidamente comprovadas e autenticadas com os documentos originais.

Informações detalhadas podem ser obtidas acessando a [ Resolução 054/2011 CONEPE ]

  1. atestado de vínculo: 03 (três) dias úteis
  2. atestado de matrícula: 03 (três) dias úteis
  3. histórico escolar e atestado de conclusão de curso: 05 (cinco) dias úteis
  4. histórico escolar para fins de transferência: 05 (cinco) dias úteis
  5. programas de disciplinas: 10 (dez) dias úteis
  6. declarações, atestados e demais documentos: 03 (três) dias úteis

Sim. Semestralmente é realizada a rematrícula online do aluno. Caso haja reprovação a rematrícula será feita respeitando as disciplinas disponíveis, os pré-requisitos necessários para as novas disciplinas a serem cursadas e os horários das aulas.

Basta apresentar seu CPF na recepção. O prazo de empréstimos é de 7 dias corridos e o aluno pode retirar até 5 livros. Ainda é possível renovar os empréstimos através do sistema online.

Em caso de Atraso, é gerada uma multa diária que deve ser paga através de DAR-Documento de Arrecadação.

Você pode solicitar na Supervisão de Apoio Acadêmico a segunda chamada da avaliação em até 3 dias úteis após a prova. Atenção, é necessário comprovar a ocorrência de uma destas situações para ter o direito:

– Ser acadêmico membro de entidade estudantil que se ausentou em decorrência desta função, apresentando atestado da Diretoria Executiva;
– Participação de reuniões de órgãos colegiados previstos no Estatuto da Unemat;
– Participação em eventos científicos da área ou afim COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS;
– Participação em eventos científico-culturais e esportivos representando a Unemat;
– Problemas de saúde comprovados por atestado médico.

Os documentos da vida acadêmica do aluno podem ser solicitados na Supervisão de Apoio Acadêmico. O setor irá protocolar o pedido e entregará a documentação conforme os seguintes prazos:

– Atestado de vínculo: 3 dias úteis;
– Atestado de matrícula: 3 dias úteis:
– Histórico escolar e atestado de Conclusão: 05 dias úteis;
– Histórico escolar para fins de transferência: 05 dias úteis;
– Programas de disciplinas: 10 dias úteis;
– Declarações e outros documentos: 03 dias úteis

Sim. Alunos que já estudaram em outras Instituições de Ensino Superior ou na própria Unemat podem solicitar o aproveitamento destas disciplinas na Supervisão de Apoio Acadêmico. É preciso anexar ao pedido o histórico escolar e os programas originais das disciplinas cursadas.

Caso você tenha estudado em outro curso da própria Unemat/Sinop, a apresentação do histórico e programas de disciplina não é necessário. O pedido de aproveitamento pode ser feito apenas 01 vez durante o curso, exceto para os casos de mobilidade acadêmica, obedecendo sempre os prazos do calendário Acadêmico para os pedidos.

Sim. O acadêmico pode solicitar matrícula para cumprir créditos em outro curso, ou ainda pode solicitar matrícula como aluno especial. Na matrícula para cumprir créditos em outro curso, o aluno deve estar regularmente vinculado ao seu curso de origem para solicitar junto à Supervisão de Apoio Acadêmico o cumprimento dos créditos de alguma matéria de sua grade que seja oferecida em outro curso.

Já o aluno especial não precisa apresentar vínculo com nenhum curso, pois sua matrícula é atrelada apenas à disciplina. Poderão solicitar vaga como discente especial:

I – portadores de diploma de Curso de Nível Superior;

II – discentes da UNEMAT;

III – discentes vinculados a Curso de Graduação de outras Instituições de Ensino Superior.

A vaga de discente especial no curso presencial de graduação poderá ser solicitada em até 2 (duas) disciplinas por 01 (um) período letivo e em, no máximo, 4 (quatro) período letivos, condicionada à existência de vaga.

Em todos os casos é necessário seguir o cronograma do calendário acadêmico para os pedidos.

A transferência interna ocorre quando o acadêmico solicita a mudança de campus, dentro do mesmo curso, ou quando o aluno solicita a mudança de curso independentemente da cidade onde está o campus. Estas transferências são abertas através de Editais e dependem de abertura de vagas nos cursos e provas de proficiência. Além disso, para se candidatar às vagas é necessário ter sido aprovado no 1º período da matriz do curso de origem.

As inscrições são feitas na Supervisão de Apoio Acadêmico conforme cada Edital, sendo solicitados os seguintes documentos: I – histórico escolar expedido pela Instituição de origem, atualizado até a data do requerimento, sendo o original e uma fotocópia; II – cópia dos Programas das disciplinas cursadas com aproveitamento, devidamente autenticadas pela IES de origem; III – comprovante atualizado de regularidade acadêmica emitida pela IES de origem; Para os casos de transferência interna, o solicitante deverá acrescentar atestado atualizado de vínculo.

Veja os Editais em [Portal da Unemat].

É um regime especial de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas. Este regime é permitido nas seguintes situações:

I – gestante, a partir do 8º (oitavo) mês de gravidez, podendo ser antecipado ou prorrogado desde que devidamente comprovado por atestado médico;

II – lactante durante os primeiros 6 (seis) meses de amamentação;

III – portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos, caracterizados por: incapacidade relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique, por meio de avaliação por profissional habilitado, a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes, nos termos do Decreto-Lei nº 1.044/69.

O pedido deve ser protocolado na Supervisão de Apoio Acadêmico e, nos casos I e III o solicitante deve apresentar de atestado médico com a indicação do período de afastamento do discente.

É uma suspensão temporária da matrícula feita a pedido do acadêmico, sem perder o vínculo com o curso. O pedido deve ser realizado na Supervisão de Apoio Acadêmico dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico e só pode ser solicitado se o mesmo estiver estudando entre o 2º e o 7º período do curso. O prazo do trancamento é de, no máximo, 4 semestres incluindo aquele na qual foi feito o pedido.

O aluno pode protocolar junto à Supervisão de Apoio Acadêmico o pedido de revisão de nota. Este pedido deve ser encaminhado pelo discente por escrito e com justificativa, no prazo máximo de 7 (sete) dias após a divulgação da nota pelo professor responsável. A revisão de nota será feita através de Banca Examinadora composta por 03 (três) docentes da área ou da área afim, indicados pelo Colegiado de Curso.

Os auxílios são políticas afirmativas da Unemat que visam favorecer a permanência dos alunos nos cursos através de apoio financeiro. As duas modalidades de auxílios são oferecidas através de editais anuais e os auxílios não tem renovação, ou seja, a cada ano aqueles que receberam auxílio devem se candidatar novamente ao benefício.

O valor do Auxílio Moradia é de R$ 250,00 e do Auxílio Alimentação é R$180,00, podendo o aluno candidatar-se e receber os dois benefícios acumulativamente. Alunos de qualquer período podem se inscrever nos Editais.

A seleção de bolsistas também é regida por editais específicos, por isso você deve fica atento aos informes nos murais, no site (colider.unemat.br) e nas redes sociais do Campus.

As reclamações devem ser protocoladas junto à Supervisão de Apoio Acadêmico e devem ser devidamente claras e específicas. As mesmas serão enviadas ao setor responsável que verificará e, se necessário, entrará em contato para maiores informações.

Load More