História
Ao ser implantado o Campus Universitário do Vale do Teles Pires, com sede em Colíder, no ano de 1994 a então FESMAT (Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso), o fez a partir da demanda real de uma região que até hoje busca melhorias no campo da Educação. Aquela decisão foi resultado de inúmeras reivindicações acerca de um município que, desde os primórdios da ocupação do norte de Mato Grosso, no início da década de 1970, tem sido pólo de uma micro-região, no norte do Estado.
O Campus Universitário do Vale do Telles Pires, foi fundado em novembro de 1993, iniciando em fevereiro de 1994, os cursos pelo Programa das Licenciaturas Plenas Parceladas, cursos este concluídos em outubro/1999, Sendo 3 cursos de Licenciatura Plena: em Matemática – 50 alunos matriculados destes 27 formaram; em Letras – 50 alunos matriculados destes 36 formaram e em Ciências Biológicas: 50 alunos matriculados destes 33 formaram.
Em maio de 2000, o Campus em parceria com a UNEMAT/SINOP, ofereceu em forma de turma única o curso de Matemática, sendo a turma extensão do Campus de Sinop-MT, onde, 50 alunos foram matriculados destes 32 graduaram; Também no ano 2000, mês de fevereiro, em parceria com a FIESUN/MT, o campus iniciou 04 cursos de graduação pelo Projeto Módulos Temáticos Formação de Professores, sendo: Matemática – no Núcleo Pedagógico de Terra Nova do Norte, 50 alunos matriculados destes 48 graduaram, Letras – No Núcleo Pedagógico de Matupá, 50 alunos matriculados destes 46 graduaram, Pedagogia – No Núcleo de Peixoto de Azevedo, 50 alunos matriculados destes 45 formaram e Ciências Biológicas – No Núcleo Pedagógico de Guarantã do Norte, 50 alunos matriculados destes 47 formaram.
Nos anos de 2003/2004, o Campus ofereceu 02 cursos de especialização, sendo 01 na área de Letras com 48 matriculados e outro na área de Educação Matemática com 42 matriculados.
O Campus, desde setembro de 2000, mantém um laboratório de Ciências em Colíder, onde através de um Projeto de Extensão, atende estudantes e professores da Educação Básica, com aulas práticas em laboratórios, nas áreas de Biologia, Química e Física; tendo recebido uma média de 3.500 alunos das redes pública e privada, por ano de funcionamento, bem como, oferece ainda diversos cursos de capacitação de professores em prática de laboratório.
Em fevereiro de 2004, cria-se um curso Regular de Licenciatura em Computação, hoje com cerca de 300 alunos matriculados, com um corpo docente composto por 22 professores (10 efetivos e 12 interinos): sendo 08 da área tecnológica, 01 da área de letras, 02 de matemática aplicada, 11 da educação.
A partir de 2008 o campus iniciou a execução de uma turma fora de sede de Administração, oferecida pelo departamento de Administração do campus de Sinop. Este curso encontra-se em andamento e foram oferecidas 50 vagas.
O Campus conta atualmente, com uma estrutura física, composta por: 01 laboratório de Ciências (Biologia, Física e Química), 02 laboratórios didáticos de Informática, 01 laboratório de Hardware, 01 laboratório de Informática de atendimento ao público (Estação Digital da Fundação Banco do Brasil), 01 laboratório de Informática para formação indígena (acordo de cooperação UNEMAT/Instituto Raoni), 09 Salas de aula, 01 biblioteca com espaço de estudos, 02 salas disponíveis ao departamento de computação e 03 salas para o setor administrativo e 6 salas para projetos de extensão e pesquisa.