Formação Continuada Prof-TDIC 2021

Formação Continuada dos Professores da Educação Básica para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Prática Pedagógica

O presente projeto tem por objetivo proporcionar aos professores da educação básica no município de Colíder/MT espaço de estudo e análise sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na Prática Pedagógica. Essa proposta de formação continuada com estudo e análise crítica do uso das TDIC na prática pedagógica por meio do ensino remoto, proporcionando momentos de reflexões acerca dos recursos previamente selecionados; utilizando, assim, como ponto de partida a aprendizagem do currículo escolar. Sua relevância científica se estabelece na construção de reflexões sobre a prática pedagógica mediada pelas TDIC nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, no intuito de auxiliar os professores da Educação Básica de escolas públicas, vimos à importância de se complementar os conhecimentos.

Proporcionar aos professores da educação básica espaço de estudo e análise sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Prática Pedagógica.

Estimular a aprendizagem de conhecimentos para o uso das TDIC nas diversas áreas que compõem o currículo da Educação Básica para uma prática educacional que atende o contexto atual;
Instigar a compreensão de novas metodologias de ensino mediadas pelo uso de softwares;
Incentivar o desenvolvimento crítico, autocrítico e reflexivo na abordagem de relações que permeiam teoria-prática, ensino-pesquisa, aprendizagem utilizando as TDIC.

Inicialmente, faremos reuniões virtuais utilizando-se o Google Meet para encaminhamentos do projeto de extensão como discussão inicial da organização das ações. Realizaremos pesquisas de softwares nas diversas áreas e adequados para o uso na Educação Básica e desenvolveremos análise prévia para a apresentação destes softwares na Oficina Pedagógica com os professores. Conseguinte, realizaremos reunião com os professores da Escola Pública para a apresentação do Projeto de Extensão e do Cronograma de Atividades. Junto ao grupo extensionista, daremos continuidade na organização da Oficina Pedagógica, elaborando e institucionalizando o projeto do evento, bem como inserindo as informações no Sistema de Evento da UNEMAT (http://siec.unemat.br) que também permitirá a efetivação das inscrições dos professores, posteriormente à realização do evento, daremos acesso ao certificado no referido sistema. Definiremos as ações que cada extensionista será responsável, como: análise dos softwares, utilização de alguns softwares, apresentação de diversos recursos tecnológicos, lives com temáticas sobre o ensino remoto, etc. Contaremos diversos recursos tecnológicos, lives com temáticas sobre o ensino remoto, etc. Contaremos com uma equipe técnica para organizar e auxiliar os participantes ao acesso tanto para a inscrição como para a participação online, bem como, a assistência técnica no decorrer das ações. Também elaboraremos e enviaremos o convite aos professores reforçando sobre a importância da participação na formação continuada por meio da oficina pedagógica. Após a realização da Oficina Pedagógica, faremos uma avaliação das ações junto aos professores e grupo extensionista para posterior publicação de uma matéria no portal da Unemat-Colider. Também utilizaremos esta avaliação das ações desenvolvidas na Oficina Pedagógica para produção de artigos e publicação em evento científico. Ao final, elaboraremos o relatório de extensão.

Membros

Deborah Mirelle da Silva
Maria Aparecida Oliveira Pereira
Waghma Fabiana Borges Rodrigues

Colaboradores

André Luiz Borges Milhomem
Andréa Lemas Lustig
Egeslaine de Nez
Elaine Julião
Liane Margarete Panzenhagen
Reila Márcia Borges Rodrigues
Thiago Silva Garcia Duarte
Daniela Nobre Maximiano Alvez

BRASIL. Instituto Rodrigo Mendes. Protocolos sobre educação Inclusiva durante a pandemia da Covid-19 – Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus. MENEZES, E. da C. P. de. Informática e Educação Inclusiva: Discutindo Limites e Possibilidades. Santa Maria: UFSM, 2006.

PELLANDA, N. M. C. et al. Inclusão Digital. Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

STRAUB, S. L. W. Estratégias, Desafios e Perspectivas do uso da Informática na educação – Realidade na Escola Pública. Cáceres: Unemat, 2009.

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