INFORMAÇÕES GERAIS

I Semana Acadêmica Integrada – 2019, do Campus Universitário Vale do Teles Pires, sob o tema “Sustentabilidade e suas recorrências”.

Período: 27/05 a 01/06/2019

Local: Campus Universitário Vale do Teles Pires

Coordenação do evento

Ralf Hermes Siebiger

Ivan de Sousa Soares

Gustavo Caione

Alexandro Cézar Faleiro

PROGRAMAÇÃO

27/5 28/5 29/5 30/5 31/5  1/6
 Segunda Terça Quarta Quinta  Sexta  Sábado
19:00 às 21:00  Credenciamento Apresentação cultural Abertura  Oficinas/ Minicursos  Oficinas/ Minicursos Apresentação de trabalhos de acadêmicos Palestras e mesas redondas específicas por temas 08:00 às 10:00  Oficinas / Minicursos / Atividades de Campo
21:00 às 23:00  Palestra Oficinas/ Minicursos Oficinas/ Minicursos Apresentação de trabalhos de acadêmicos Palestras e mesas redondas específicas por temas 10:00 às 12:00  Oficinas / Minicursos / Atividades de Campo
14:00 às 16:00  Oficinas / Minicursos / Atividades de Campo
 16:00 às 18:00 Oficinas / Minicursos / Atividades de Campo

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Durante a I Semana Acadêmica Integrada – 2019 haverá a oportunidade de serem apresentados trabalhos. Essa atividade se justifica pela necessidade de se propiciar aos acadêmicos e à comunidade em geral um espaço para discussões relacionadas principalmente às áreas de conhecimento dos cursos ofertados pela UNEMAT em Colíder, buscando assim, maior aproximação entre comunidade, pesquisadores e extensionistas.

A submissão e apresentação de trabalhos na I Semana Acadêmica Integrada – 2019 têm por objetivos:

  1. Complementar a formação do acadêmico;

  2. Promover a integração científica entre discentes e docentes;

  3. Promover a discussão da relação entre ensino, pesquisa e extensão;

  4. Socializar o conhecimento gerado em pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da Unemat;

  5. Realizar o intercâmbio e a troca de informações entre os acadêmicos do Campus e as demais instituições.

Assim, a apresentação de trabalhos tem como principal objetivo dar maior visibilidade aos estudos desenvolvidos na região, estimulando assim, o envolvimento/troca de experiência entre professores, acadêmicos, profissionais técnicos e a comunidade.

Os trabalhos podem ser submetidos na forma de:

I. Resumo Simples

II. Resumo Expandido

O conteúdo dos trabalhos deve estar relacionado às áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Geografia e/ou Educação.

A submissão de trabalhos deverá ser realizada para o seguinte e-mail: eventos.colider@unemat.br

Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de Comunicação Oral durante o evento.

Para maiores informações, consultar o edital de submissão de trabalhos, bem como os modelos de resumo simples e resumo expandido, conforme links a seguir:

Download

  1. Edital
  2. Modelo de Resumo Expandido
  3. Modelo de Resumo Simples

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A “I SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA 2019”


edital_submissao_trabalhos_semana_integrada2019


Modelo de Resumo simples

Modelo de Resumo Simples

Modelo de Resumo Expandido

Modelo de Resumo Expandido

CRONOGRAMA

O cronograma de submissão, avaliação e apresentação de trabalhos, bem como de realização do evento, obedecerá as seguintes datas:

Início do prazo para submissão de trabalhos pelo site

10/04/2019

Encerramento do prazo para submissão de trabalhos

12/05/2019

Avaliação dos trabalhos submetidos

13 a 16/05/2019

Divulgação dos trabalhos aprovados

17/05/2019

Realização da I Semana Acadêmica Integrada – 2019

27/05 a 01/06/2019

Apresentação dos trabalhos aprovados

30/05/2019

Entrega da versão revisada do trabalho para constar no Caderno de Resumos

21/06/2019

Publicação do Caderno de Resumos

Agosto/2019

NORMAS

1. Tipos de trabalhos que podem ser submetidos

Resumo Simples

O resumo simples contempla projetos de pesquisa, pesquisas em andamento que possuem resultados preliminares de acordo com sua fase de realização, bem como relatos de estágio supervisionado, relatos de práticas de ensino e relatos de experiência.

O texto do Resumo Simples deverá atender as seguintes orientações:

  1. Extensão: no máximo, 2 (duas) laudas, incluindo o texto do resumo em parágrafo único e as referências.

  2. Conteúdo: Título, Identificação dos autores, e corpo do texto, que inclui Introdução, Objetivos e Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais, e Referências, conforme
    orientações constantes no modelo de resumo simples.

  3. Seguir as normas da ABNT.

O texto deve ser produzido dentre o modelo disponibilizado para resumo simples no site do evento.

Do Resumo Expandido

O Resumo Expandido compreende pesquisas concluídas que possuem resultados finais, de forma mais concisa possível, mas sem perder sua consistência, bem como relatos de estágio supervisionado e relatos de práticas de ensino.

O texto do Resumo Expandido deverá atender as seguintes orientações:

    1. Extensão: Os trabalhos devem conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) laudas, incluindo Resumo e Referências Bibliográficas.

    2. Conteúdo: Título, Identificação dos autores, Resumo, Palavras-chave, e corpo do texto, que
      inclui: Introdução, Metodologia, Fundamentação teórica, Resultados e discussão, Considerações finais, e Referências, conforme orientações constantes no modelo de resumo expandido.

    3. Seguir as normas da ABNT.

O texto deve ser produzido dentre o modelo disponibilizado para resumo expandido no site do evento.

2. Critérios para submissão de trabalhos

A autoria dos trabalhos deve obedecer às seguintes normas:

  1. Apenas os autores e/ou coautores devidamente inscritos no evento poderão submeter e apresentar trabalhos;

  2. Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, independentemente de ser autor ou coautor;

  3. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco integrantes, sendo um autor e quatro coautores.

  4. Cada orientador, na condição de co-autor, poderá participar no máximo de três trabalhos, considerando que seu nome estará inserido nos mesmos.

  5. Não será aceita inclusão e/ou exclusão de autores, assim como alterações no título do trabalho ou da área temática após a submissão dos mesmos.

3. Formatação dos trabalhos

  1. Configuração da página: papel tamanho A4, margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm; todas as páginas deverão conter numeração no canto superior direito da página.

  2. Tipo de Letra: O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12. Para citações longas (superiores a três linhas) e notas de rodapé, utilizar fonte tamanho 10 e espaço simples.

  3. Recuo: Os parágrafos deverão ter recuo de 1,5 cm a partir da margem esquerda; já as citações com mais de três linhas deverão ter recuo de 4 cm a partir da margem esquerda.

  4. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm no corpo do texto, e espaço simples nas citações longas, nas notas de rodapé e no resumo. As citações longas devem ser separadas do texto que as precedem e/ou sucedem por um espaço de 1,5 cm. Os títulos das seções devem ser separados do texto que o precedem e/ou das seções anteriores por um espaço de 1,5 cm. O corpo do texto é redigido na linha seguinte, imediatamente após o título da seção.

  5. Quadros, tabelas, gráficos, figuras, mapas (somente nos casos de trabalhos submetidos da forma de resumo expandido): devem seguir o padrão que consta no modelo de resumo expandido.

  6. Título: Centralizado e em negrito, em fonte tamanho 12.

  7. Resumo (somente nos casos de trabalhos submetidos da forma de resumo expandido): O resumo localiza-se a um espaço de 1,5 após o título, sem recuo. A palavra “Resumo” deve ser escrita em negrito, e seguida de dois pontos. O texto do resumo deverá ter entre 80 e 150 palavras, sem negrito e em parágrafo único.

  8. Palavras-chave: As palavras-chave localizam-se a um espaço de 1,5 após o resumo, e sem recuo. A expressão “Palavras-chave” deve ser escrita em negrito, e seguida de dois pontos. Devem ser utilizadas apenas três palavras-chave, escritas em letras minúsculas e sem negrito, separadas por ponto-e-vírgula.

  9. Citações: Devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520).

  10. Notas de rodapé: Devem aparecer no final da folha em que foi inserida, obedecendo a numeração sequencial.

  11. Referências: Devem constar ao final do texto, com espaçamento simples, sem recuo, alinhadas à esquerda, conforme normas da ABNT (NBR 6023).

  12. Palavras estrangeiras: devem ser escritas em itálico.

§ 1o. Os trabalhos devem ser elaborados em formato .doc, .docx, .odt ou .pdf.

§ 2o. Os trabalhos inscritos que não atenderem a essas especificações estarão automaticamente reprovados.

§ 3o. Os trabalhos submetidos em formato .pdf, caso aprovados e apresentados durante o evento, deverão posteriormente ser encaminhados via formato de arquivo de texto editável (.doc, .docx ou .odt) para subsequente diagramação e publicação no Caderno de Resumos.

4. Avaliação dos Trabalhos

Os critérios de avaliação dos trabalhos incluem:

      1. Formatação de acordo com os modelos disponibilizados;

      2. Relevância e pertinência do trabalho;

      3. Atendimento dos itens obrigatórios no que diz respeito a seu conteúdo;

      4. Correção linguística, coerência e consistência do discurso;

      5. Atendimento às normas da ABNT.

5. Caderno de Resumos

Os trabalhos aprovados serão publicados em formato digital nos anais do evento – Caderno de Resumos, e disponibilizados online na página do Campus Universitário Vale do Teles Pires: www.colider.unemat.br

6. Certificados

Para os trabalhos que forem aprovados e devidamente apresentados na I Semana Acadêmica Integrada – 2019, será emitido, pelo Campus Universitário do Vale do Teles Pires, certificado de apresentação de trabalho.

EQUIPE

Ralf Hermes Siebiger

Ivan de Sousa Soares

Gustavo Caione

Alexandro Cézar Faleiro

CONTATO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS