Seletivo Simplificado especial

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) divulgou no dia cinco (5) o edital do Processo Seletivo Simplificado (vestibular), para ingresso no segundo semestre deste ano (2021/2). Esta edição oferta 530 vagas em dez turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Colíder, Paranatinga, Rondonópolis e São Félix do Araguaia. Os cursos oferecidos pela UNEMAT são 100% gratuitos.

As inscrições custam R$ 60 e vão de 12 a 31 de agosto. As inscrições com pedido de isenção devem ser feitas entre 16 e 19 de agosto.

O edital  pode ser acessado clicando aqui.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. (Após 12/08)

 

 

CURSOS E CÂMPUS

Em Colíder o Câmpus Universitário do Vale do Teles Pires terá uma turma especial de Arquitetura e Urbanismo. O curso terá aulas no período noturno de segunda a sexta-feira e no período diurno aos sábados.

Paranatininga terá duas turmas especiais de Administração, uma no período matutino e outra no período noturno.

Rondonópolis terá oferta de seis turmas únicas: uma de Ciência da Computação, duas de Engenharia Civil, duas de Jornalismo e uma de Letras. As turmas únicas de Ciência da Computação e Letras serão no período noturno, enquanto as turmas únicas de Engenharia Civil e Jornalismo serão uma turma no período matutino e a outra no período noturno.

São Félix do Araguaia terá duas turmas únicas de Ciências Contábeis, uma no período matutino e outra no período noturno.

 

A REDAÇÃO

A avaliação dos candidatos será feita por redação, que os candidatos deverão anexar no ato da inscrição, conforme modelo disponibilizado no Anexo XIII do Edital.

A redação deve ser escrita à mão na folha disponibilizada no Anexo, em Língua Portuguesa, de forma objetiva, clara e concisa, conter entre 8 e 30 linhas, ser digitalizada em formato PDF e não pode ser assinada, rubricada ou qualquer palavra ou marca que identifique o candidato em outro local que não seja o destinado, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo.

No ato da inscrição, o candidato deverá marcar qual opção do curso, câmpus e categoria de cotas ao qual pretende concorrer, além de anexar fotografia e a folha de redação.

O processo seletivo terá duas fases: a primeira será a análise da redação, e a segunda será a análise da documentação e o procedimento de verificação.

 

SOBRE AS COTAS

As cotas são destinadas para alunos oriundos de escolas públicas, dentro das quais estão inseridas as cotas para indígenas e para estudantes pretos ou pardos, a Unemat também passou a incluir reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) a partir do ano passado.

 

O RESULTADO

O resultado dos pedidos de isenção de taxa será publicado no dia 31 de agosto. As inscrições deferidas serão publicadas no dia 6 de setembro, com a divulgação do desempenho preliminar da primeira fase no dia 20 de setembro e a divulgação do resultado preliminar da segunda fase no dia 8 de outubro.

O resultado final será publicado no dia 18 de outubro, com matrículas de 19 a 22 de outubro.

As aulas para os aprovados iniciam no dia 25 de outubro.

Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo Simplificado e seus editais podem ser acessadas em: vestibular.unemat.br.