Tese de professora da Unemat é indicada a prêmio de estudos de gênero
Pesquisa defendida em 2021 está entre 22 trabalhos reconhecidos pelo Instituto de Estudos de Gênero nos 20 anos da entidade
Por Nataniel Zanferrari
21/10/2026
A tese de doutorado da professora Marinês da Rosa, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foi indicada ao 3º Prêmio Zahidé Muzart, promovido pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisa ‘Escrita de si das ‘Marias no cárcere’: Escuta sentida como proposta teórico-metodológica decolonial’ foi defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, sob orientação da professora Miriam Pillar Grossi e coorientação da professora Luzinete Simões Minella.
A indicação partiu do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (Nigs) da UFSC. A edição reuniu teses produzidas entre 2005 e 2025. Pesquisadoras e pesquisadores com atuação nacional e internacional avaliaram os trabalhos e indicaram 22 teses. Cinco foram selecionadas para a premiação.
Marinês da Rosa é professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Linguagem (Facsal), no Câmpus Universitário de Tangará da Serra, e líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias Feministas e Subjetividades da Unemat, também atuando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Sociologia (ProfSocio), em Sinop. “Para mim, essa indicação já representa uma premiação e um reconhecimento muito especial da trajetória da pesquisa”, conta a professora.
A professora desenvolveu a tese durante o período de qualificação doutoral, no âmbito da política de formação e qualificação docente da Unemat. “O reconhecimento externo alcançado pela pesquisa também expressa um retorno do investimento realizado pelo Estado e pela Universidade na formação de seus docentes”, ressalta Marinês.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Pesquisa aponta como mídia influencia relações entre espécies animais, humanas e não humanas
- Consuni aprova alteração no Estatuto para ampliar participação em colegiados da Unemat
- Unemat participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com debates sobre equidade, inovação e educação climática
- UNEMAT - Campus de Colíder realiza 1ª Semana de Extensão
- Egressos, ex-alunos e ex-servidores da Unemat terão contas de e-mail desativadas
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Nota de pesar dos acadêmicos Gessyca Nayara e Armando Francisco
- UNEMAT lamenta o falecimento do acadêmico de Engenharia Civil, Armando Francisco de Almeida Junior
- UNEMAT - Campus de Colíder realiza 1ª Semana de Extensão