Projeto de Extensão Oficina de Brinquedos

Projeto Oficina de Brinquedos da UNEMAT leva alegria para instituições beneficentes

Projeto de Extensão formado por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Técnicos da UNEMAT Colider

Por Assessoria Câmpus
23/10/2023

(Foto: Logo do Projeto por Mariana Caires)

O projeto Oficina de Brinquedos, concretizado pela UNEMAT em parceria com colaboradores, realizou a entrega de brinquedos terapêuticos no Lar de Idosos Casa do Peregrino e brinquedos pedagógicos no Educandário Allan Kardec. Este ato foi resultado do projeto de extensão Oficina de Brinquedos, promovido pelas alunas do curso de Arquitetura da UNEMAT e demais colaboradores.


A iniciativa do projeto de extensão visa criar um ambiente de aprendizado prático, onde as alunas do curso de Arquitetura e demais colaboradores têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na criação de brinquedos terapêuticos e pedagógicos. Estes brinquedos são projetados com muito carinho, com a finalidade de beneficiar crianças e idosos que necessitam de cuidados especiais.


Assim, a alegria encheu os corações dos moradores do Lar de Idosos Casa do Peregrinos, que receberam caixinhas decoradas e brinquedos terapêuticos, projetados para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional dos idosos. O gesto caloroso das alunas e dos colaboradores somado a interação com os residentes tornaram o dia ainda mais especial.


Da mesma forma, o Educandário Allan Kardec, foi agraciado com brinquedos pedagógicos elaborados com esmero pelas alunas e colaboradores. O objetivo destes brinquedos é fomentar o aprendizado e a criatividade das crianças, proporcionando-lhes um ambiente de diversão educativa com base na metodologia Montessori.


Em um outro momento, o projeto de extensão também esteve presente na Festa da Criança na Caserna, evento promovido pela 31ª Cia da Polícia Militar com a participação de diversas outras instituições. Nesta ocasião foram entregues brinquedos pedagógicos usados como premiação durante a gincana promovida para as crianças.


A inspiração para esse projeto surgiu da necessidade de tratamento para os resíduos sólidos das indústrias de móveis do município e da crença nos ensinamentos de Maria Montessori, por este motivo, foram seguidos três princípios básicos nas oficinas: 

1. Ambiente preparado; 

2. Criança como centro do processo de aprendizagem; 

3. Atividade prática e autodirigida. 


A filosofia segue os preceitos de que: "o importante não é o que se dá à criança, mas o ambiente que se cria para ela." Assim, foram desenvolvidos jogos e brinquedos focados na exploração sensorial e na resolução de problemas práticos, ajudando as crianças e idosos a desenvolverem habilidades motoras finas, coordenação, concentração e criatividade.


O sucesso do projeto só foi possível graças ao apoio de colaboradores dedicados, patrocinadores generosos e a todos que contribuíram de alguma forma. Esta ação extensionista é um exemplo inspirador de como a educação pode ser usada para fazer a diferença na comunidade, demonstrando que o conhecimento adquirido na universidade pode ser um instrumento valioso para promover o bem-estar e a alegria daqueles que mais precisam. O projeto Oficina de Brinquedo Pedagógicos expressa sua sincera gratidão a todos aqueles que tornaram esta ação uma realidade, destacando o espírito de solidariedade e educação que ele representa.




Veja também em: https://colidernews.com.br/noticias/leitura/30287/projeto-oficina-de-brinquedos-da-unemat-leva-alegria-para-instituicoes-beneficentes-fotos



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!