2023/2

Vestibular para Modalidades Diferenciadas do Câmpus da Unemat em Colíder oferece 250 vagas em 3 municípios

Inscrições iniciaram no dia 8 de maio e vão até dia 7 de junho; pedido de isenção pode ser feito de 8 a 12 de maio

Por Assessoria Câmpus
09/05/2023

(Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje (4) o edital do Concurso Vestibular 2023/2, para ingresso no segundo semestre deste ano, com análise de notas do Ensino Médio. O Câmpus de Colíder oferta 250 vagas em Cursos Tecnólogos de Nível Superior, distribuídos em 03 municípios da Região.

As inscrições custam R$ 60 e deverão ser feitas de 8 de maio a 7 de junho. O pedido de isenção pode ser realizado de 8 a 12 de maio.

O edital pode ser acessado clicando aqui.


SELETIVO

O Câmpus de Colíder neste vestibular oferta os cursos em modalidades diferenciadas: 

Colíder: 

  • Tecnologia em Agrimensura (6 semestres)
  •  Gestão Comercial (4 semestres)

Marcelândia: 

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (5 semestres)

Matupá: 

  • Logística (4 semestres)
  • Mecânica de Precisão (6 semestres)


PROVAS

O Processo Seletivo Vestibular Modalidade Diferenciada será classificatório e eliminatório, e constará da análise curricular do Histórico Escolar do Ensino Médio, Técnico ou de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O critério de seleção consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e História da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caso essas disciplinas tenham sido cursadas acompanhadas de outras, será avaliado a área equivalente.


ISENÇÃO

O prazo de inscrição gratuita é de 8 a 12 de maio. O candidato poderá se inscrever em uma das três categorias:

Isenção automática: para titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;

Isenção parcial (tarifa social): destinada aos que comprovarem renda familiar inferior a três salários mínimos. Veja no edital a documentação necessária para solicitar o benefício;

Isenção total: para doador regular de sangue e profissional técnico da Unemat.


COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Os cursos de licenciatura também terão vagas destinadas a professores das redes de educação básica que não possuem formação na área em que atuam.

Cursos com 25 vagas reservam 15 vagas para alunos de escola pública, das quais 6 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 7 para os demais candidatos de escola pública. 8 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 26 vagas reservam 16 vagas para alunos de escola pública, das quais 7 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 7 para os demais candidatos de escola pública. 8 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 28 vagas reservam 17 vagas para alunos de escola pública, das quais 7 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 29 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 2 vagas são reservadas para professores.

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. No caso dos cursos de Licenciatura, 9 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 3 vagas são reservadas para professores. Já os cursos de tecnólogo reservam 12 vagas para ampla concorrência.

Em cursos com 50 vagas, 30 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 30 vagas, 13 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 14 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 20 vagas.

Ao todo, são 58 vagas destinadas para indígenas, 402 vagas para estudantes negros, 50 para pessoas com deficiência, 429 para demais alunos da rede pública, 85 para professores e 534 para ampla concorrência, totalizando 1.558 vagas.

A novidade desta edição é que o candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração.

O tutorial de como o vídeo deve ser feito pode ser assistido clicando aqui.


RESULTADO

O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de julho. O período letivo terá início no dia 7 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular Modalidades Diferenciadas e seus editais podem ser acessadas em portaldocandidato.com


INFORMAÇÕES

WhatsApp: 66 9 9661-0436

Telefone: 3541 - 1573 / 3541 - 1465


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!