Inscrições para auxílios Alimentação e Moradia encerram sexta-feira (27)
Alunos de graduação têm até o dia 27 de fevereiro para realizar a inscrição via Sigaa
Por Por Hemília Maia
21/02/2026
O período de inscrições para a concessão de auxílios Alimentação e Moradia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra na sexta-feira, dia 27 de fevereiro. O processo seletivo é destinado a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao todo, são ofertadas 860 auxílios, distribuídos igualmente entre as duas modalidades (430 para cada). Os auxílios financeiros são de R$ 300 para alimentação e R$ 400 para moradia, com pagamentos mensais previstos entre abril e dezembro de 2026.
Inscrições e Requisitos As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 27 de fevereiro. No ato, o candidato precisa preencher o questionário socioeconômico e confirmar a participação.
Podem concorrer alunos de cursos presenciais ou na modalidade de Educação a Distância (EaD) para o auxílio alimentação. Já o auxílio moradia é restrito a alunos de cursos presenciais que residam fora do domicílio familiar. Estudantes de cursos da modalidade "parceladas" (com etapas em janeiro e julho) não podem pleitear o auxílio moradia. O mesmo candidato pode pedir os dois auxílios.
Para participar, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo, não possuir vínculo empregatício ou empresa ativa e não residir em moradia estudantil subsidiada. O edital veda a participação de acadêmicos que já possuam bolsa estágio ou que estejam em cursos que ofertem alimentação e alojamento próprios.
Etapas do Processo A seleção será dividida em três fases:
Inscrição: Preenchimento do formulário no Sigaa.
Análise Documental: Estudantes com status "Classificado" na primeira fase deverão enviar a documentação comprobatória entre 4 e 13 de março.
Entrevista: Realizada individualmente por bancas examinadoras, de forma presencial ou por videoconferência.
Os candidatos com status de "Cadastro de Reserva" na primeira fase não enviam documentos de 4 a 13 de março, ficando aptos apenas em caso de vacância ou remanejamento de vagas entre as unidades administrativas.
Resultados e Convocação O resultado final será publicado no dia 8 de abril no endereço unemat.br/site/ba. A assinatura do termo de compromisso para os aprovados em primeira chamada ocorre nos dias 9 e 10 de abril. Para a segunda chamada, a convocação será realizada ao longo do mês de abril, com pagamentos iniciando em maio.
Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar o Centro de Assuntos Estudantis (Caest) de seu câmpus ou entrar em contato pelo e-mail: auxilios.prae@unemat.br.
Acesse o Edital nº 001/2026 – Unemat/Prae
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- SiSU divulga lista de espera; segunda chamada será publicada em 10 de junho
- Unemat e UFPA consolidam parceria com lançamento de Doutorado Interinstitucional em Direito
- Egressos, ex-alunos e ex-servidores da Unemat terão contas de e-mail desativadas
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Nota de pesar dos acadêmicos Gessyca Nayara e Armando Francisco
- UNEMAT lamenta o falecimento do acadêmico de Engenharia Civil, Armando Francisco de Almeida Junior
- UNEMAT lamenta o falecimento da acadêmica de Engenharia Civil, Gessica Nayara da Silva
- Egressos, ex-alunos e ex-servidores da Unemat terão contas de e-mail desativadas