Vestibular Especial da Unemat oferece 220 vagas em seis municípios
São cinco opções de cursos em seis municípios: Cáceres, Canarana, Colíder, Colniza, Nossa Senhora do Livramento e Ribeirão Cascalheira
Por Nataniel Zanferrari
09/05/2024
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje (9) o edital do Vestibular Especial 2024/2, para ingresso no segundo semestre de 2024. Esta edição oferta 220 vagas em cinco opções de cursos, distribuídos em seis municípios do Estado: Cáceres, Canarana, Colíder, Colniza, Nossa Senhora do Livramento e Ribeirão Cascalheira.
CURSOS E MUNICÍPIOS
Este vestibular oferta, no período noturno, bacharelado de Agronomia em Colíder, licenciatura em Educação Escolar Quilombola em Nossa Senhora do Livramento, segunda licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos em Cáceres e Tecnologia em Horticultura em Colniza; além de turmas de Licenciatura Intercultural Indígena em Canarana e Ribeirão Cascalheira.
O curso em Cáceres é uma segunda licenciatura, sendo necessária graduação em uma licenciatura para ingresso no curso.
As vagas em Nossa Senhora do Livramento são ofertadas preferencialmente aos povos quilombolas de Mato Grosso.
Os cursos de Licenciatura Intercultural são destinados somente para integrantes dos povos indígenas Xavante.
INSCRIÇÕES
Para os cursos de Tecnologia em Horticultura e Licenciatura Intercultural Indígena, as inscrições serão presenciais, somente nos postos autorizados que constam em edital, e deverão ser feitas de 16 a 18 e de 20 a 22 de maio. As inscrições destes cursos são gratuitas.
Para os cursos de Agronomia, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos, as inscrições serão feitas somente pela internet, de 16 de maio a 9 de junho. Os pedidos de isenção deverão ser feitos de 16 a 22 de maio, com resultado preliminar dos pedidos sendo publicado no dia 5 de junho, com interposição de recursos no dia 6 de junho e resultado final dos pedidos no dia 7 de junho. As inscrições destes cursos custam R$ 60.
As inscrições custam R$ 60.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
PEDIDOS DE ISENÇÃO
Os candidatos que são titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome agora poderão pedir a isenção automática da taxa de inscrição. Basta o candidato anexar a Folha Resumo do Registro no CadÚnico, com atualização cadastral realizada até dois anos.
Doadores regulares de sangue e profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat também podem pedir isenção
SELEÇÃO
O Processo Seletivo será por análise curricular do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente do Ensino Médio, Técnico, Educação de Jovens e Adultos, certificado pelo ‘Provão’ ou certificado pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), conforme critérios estabelecidos nos itens 8 e 9 edital, que pode ser acessado clicando aqui.
VAGAS
A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.
As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).
Cursos com 50 vagas, como é o caso de Agronomia em Colíder e Horticultura em Colniza, reservam 30 vagas para alunos de escola pública, das quais 13 são para pretos e pardos, 2 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 14 para os demais candidatos de escola pública. 20 vagas serão destinadas à ampla concorrência.
Os cursos de Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos ofertam 30 vagas, sendo 10 para alunos de escola pública: 4 para negros, 1 para indígenas, 1 para pessoas com deficiência e 4 para demais estudantes de escola pública. 15 vagas serão reservadas para professores da rede pública da educação básica ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada. A ampla concorrência terá 5 vagas.
Já os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena terão a oferta de 30 vagas: 15 para professores da rede pública da educação básica ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada e 15 para a ampla concorrência; ambas as categorias reservadas para candidatos dos povos indígenas Xavante.
RESULTADO
O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 2 de julho, com interposição de recursos no dia 3 de julho e resultado final no dia 12 de julho.
O cronograma de atividades e os procedimentos para realização da matrícula serão divulgados posteriormente em edital complementar.
O período letivo terá início em agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
DÚVIDAS
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095
CONFIRA QUAIS SÃO OS NOSSOS CURSOS:
Agronomia (Noturno): Colíder
Educação Escolar Quilombola (Noturno): Nossa Senhora do Livramento
Licenciatura Intercultural Indígena (Integral): Canarana e Ribeirão Cascalheira
Educação Bilíngue de Surdos (2ª Licenciatura, Noturno): Cáceres
Tecnologia em Horticultura (Noturno): Colniza
CONFIRA ONDE ESTÃO OS NOSSOS CURSOS:
Cáceres: Educação Bilíngue de Surdos (2ª Licenciatura, Noturno)
Canarana: Licenciatura Intercultural Indígena (Integral)
Colíder: Agronomia (Noturno):
Colniza: Tecnologia em Horticultura (Noturno)
Nossa Senhora do Livramento: Educação Escolar Quilombola (Noturno)
Ribeirão Cascalheira: Licenciatura Intercultural Indígena (Integral)
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Pedido de isenção para Vestibular Unemat deve ser feito até dia 22
- Unemat está com inscrições abertas em três especializações
- Nota de pesar dos acadêmicos Gessyca Nayara e Armando Francisco
- UNEMAT lamenta o falecimento do acadêmico de Engenharia Civil, Armando Francisco de Almeida Junior
- UNEMAT lamenta o falecimento da acadêmica de Engenharia Civil, Gessica Nayara da Silva
- Unemat lamenta o falecimento do Diretor Administrativo de Colíder, Ilson Henrique Moreira
- Retorno aos atendimentos do Núcleo de Práticas Jurídicas na UNEMAT Colíder
- Nota de pesar dos acadêmicos Gessyca Nayara e Armando Francisco