TECNOLOGIA EM AGRIMENSURA

Projeto Político Pedagógico

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Perfil Profissional

Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia o egresso do Curso descrito neste PPC deverá ser capaz de:Coordenar, orientar, executar e supervisionar levantamentos topográficos, geodésicos e locações de obras e loteamentos urbanos e rurais;Prestar assistência técnica na área de agrimensura;Dirigir e coordenar equipes técnicas na divisão, avaliação, demarcação de terras, na aquisição e no gerenciamento de dados espaciais e em atividades que envolvam cartografia, informações da terra, fotogrametria e sensoriamento remoto;Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Candidato(a) à Área

As atribuições profissionais do tecnólogo em Agrimensura são:1) Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.2) Empresas especializadas em levantamento topográficos, geodésicos, locações de loteamentos.3) Institutos e Centros de Pesquisa.4) Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Competências e Habilidades do Profissional

Identificar, formular e resolver problemas relacionados com a descrição, a definição e o monitoramento de espaços físicos;Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da de agrimensura e da cartografia;Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;Compreender e aplicar avaliação de viabilidade econômica de projetos;Compreender e aplicar avaliação de impacto das atividades da agrimensura no contexto social e ambiental;Exercitar a comunicação com eficiência, nas formas escrita, oral e gráfica;Aprender a atuar em equipes multidisciplinares;Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;Exercitar a solidariedade e a alteridade, seja individualmente, seja coletivamente, assumindo sua responsabilidade social, como egresso do ensino superiorApreender a analisar e executar obras, sistemas, produtos e processos que envolvam atividades da agrimensura;Apreender a supervisionar, coordenar e executar projetos e serviços da área de agrimensura e cartografia;Avaliar, classificar e fiscalizar projetos e serviços de agrimensura e cartografia;Buscar conhecer e saber utilizar novas técnicas e ferramentas da agrimensura;

Metodologia

No decorrer do curso de graduação em Tecnologia de Agrimensura serão utilizados os laboratórios de Informática, Topografia, Didático Multidisciplinar, Materiais de Construção Civil, Solos, Eletrônica, Pavimentação Asfáltica, Estruturas, Desenho e Biologia/Química/Física existentes no Câmpus de Colíder.Ainda, serão disponibilizados, como ferramentas adicionais e devido ao momento atual, laboratórios virtuais.

Esses laboratórios especializados servem para apoiar a graduação, de forma que o aluno interprete os fenômenos físico-mecânicos, desenvolva as capacidades de abstração e fixação dos conceitos teóricos das disciplinas da graduação, conforme exigido no ENADE. A experiência do aluno em elaborar os experimentos, sob a supervisão do professor, poderá capacitá-los a identificar e fixar as variáveis fundamentais discutidas em sala de aula, aproximando o acadêmico da realidade prática. O curso de Tecnologia em Agrimensura impõe aos docentes a realização de atividades de forma a constituir o conhecimento, estimulando as reflexões por meio de ensaios e testes laboratoriais, o que permitirá ao aluno fazer a interação teórico/prática nas diferentes áreas de atuação profissional características do Tecnólogo em Agrimensura.Para os alunos desenvolverem essas habilidades e competências deve-se proporcionar que o mesmo obtenha parte dos conteúdos teóricos nas disciplinas e, por meio do laboratório, consiga interpretar os fenômenos envolvidos com as práticas laboratoriais. Para atingir tais metas, algumas ações tornam-se necessárias, como:- Inter-relacionar os conteúdos das disciplinas básicas com aqueles das disciplinas profissionalizantes do curso, evitando-se que os conteúdos das disciplinas básicas sejam ministrados sem que estejam associados à sua utilização/aplicação no decorrer das disciplinas profissionalizantes (hierarquização dos conteúdos);- Promover a relação teoria e prática por meio da infraestrutura de laboratórios e de visitas técnicas;- Flexibilizar os conteúdos profissionalizantes, a partir da matriz básica de formação profissional;- Fortalecer a relação teoria e a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, os estágios profissionais e as atividades de extensão voltadas às necessidades regionais.

Sistema de Gestão do Curso

O Currículo do curso de Tecnologia em Agrimensura, obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Graduação em Engenharia (Resolução Nº 02 CNE/CES de 24 de abril de 2019) e está estruturado, conforme a IN 003/2019-UNEMAT, em 04 (quatro) Unidades Curriculares (UC) ou eixos formativos, a saber:UC I: Créditos obrigatórios de formação geral/humanística, engloba o conjunto de conteúdos básicos;UC II: Créditos obrigatórios de formação específica de cada curso, pode abarcar o conjunto de conteúdo específicos e profissionais;UC III: Créditos obrigatórios de formação complementar/integradora, e;UC IV: Créditos de Livre Escolha.A UC I corresponde aos estudos/conteúdos de formação geral oriundos de diferentes áreas de conhecimento, aos conteúdos das áreas específicas e interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias. Poderá incluir conteúdos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, éticos, políticos, comportamentais, econômicos, de direitos humanos, cidadania, educação ambiental, dentre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea.A UC II compreende não só os conteúdos específicos e profissionais das áreas de atuação de cada curso, mas também os objetos de conhecimento e as atividades necessárias para o desenvolvimento das competências e habilidades de formação geral do aluno.A UC III compreende estudos integradores para o enriquecimento curricular.A UC IV contempla o núcleo de estudos entendidos como de livre escolha do acadêmico, com o objetivo de ampliar a sua formação, complementando, além de destacar as suas habilidades e competências. Nessa unidade os créditos serão de livre escolha do aluno e deverão ser realizados em outros cursos tanto da Unemat quanto de qualquer outra instituição de ensino superior.O curso apresentará, portanto, um total de 2.400 horas, sendo 420 horas referentes a disciplinas obrigatórias (teóricas e práticas) do Núcleo de Formação Geral e Humanística, 1350.horas do Núcleo de Formação Específica, 510 horas referentes à Formação Complementar/Integradora e 180 horas (12 créditos) referentes a disciplinas optativas livres que poderão ser cursadas em qualquer área, curso/instituição (Quadro 1).

Avaliação do Curso

A avaliação do desempenho discente é feita por componente curricular nos termos da Normativa Acadêmica Resolução 054/2011-Conepe, principalmente dos Art. 152 a 158. O controle de frequência do discente é realizado conforme os Art. 169 a 161 da referida Normativa Acadêmica.