Extensão

Unemat realiza primeira oficina do Aviário Móvel em Porto Estrela

Por John Muller - Estagiário Jornalismo
02/10/2023

(Foto: John Muller)

A comunidade rural de São Francisco de Assis, localizada em Porto Estrela (190 Km de Cuiabá), recebeu a primeira Oficina do aviário móvel da Unemat, na última sexta-feira (29/09). O evento, promovido pelo Laboratório de Avicultura Familiar, buscou divulgar para os produtores locais a tecnologia social, orientando sobre os materiais usados na construção, vantagens e desvantagens, além dos cuidados com os aviários aóveis. 

Segundo o professor do curso de Agronomia da Unemat de Tangará da Serra e Coordenador do Projeto de Pesquisa "Viabilidade de instalações alternativas para a Avicultura Familiar na microrregião de Tangará da Serra - Mato Grosso", José Roberto Rambo, “o evento conseguiu cumprir uma das suas principais funções que é transmitir a ideia do Aviário Móvel”

De acordo com o coordenador regional da Empaer, Henrique da Cruz Ramos, a maior parte dos produtores rurais tem alguma criação de ave e, com a utilização dos aviários móveis, esses produtores podem “fazer com que aumente a sustentabilidade e passem a ter mais uma alternativa de renda, facilitando com que eles permaneçam no campo e tenham uma melhor qualidade de vida”. O professor do curso de Agronomia da Unemat de Tangará da Serra e membro do Projeto, Gilmar Laforga, reforçou que a utilização dos aviários móveis “tem sim uma questão de ampliar a renda dessas famílias, em um sentido econômico, e também no consumo de um produto de qualidade”.

Segundo o Secretário de Agricultura de Porto Estrela, Lucas Antônio Peres Pelachim, o evento teve participação de sete comunidades do município, o que fez com que a troca de experiência fosse benéfica a todos. 

O projeto de pesquisa, em conjunto com o programa de extensão "Agricultura Familiar: ações extensionistas integradas na microrregião de Tangará da Serra – MT", promoverá outras oficinas nas cidades que compõem a microrregião de Tangará da Serra: Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela. 

APOIO- O Projeto conta com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal de Porto Estrela e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!