TECNOLOGIA EM MECÂNICA DE PRECISÃO
Projeto Político Pedagógico
Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia o egresso do Curso descrito neste PPC deverá ser capaz de:
Coordenar, orientar, executar e supervisionar a implantação e operação de sistemas automatizados de precisão;
Coordenar, orientar, executar e supervisionar a realização de ensaios de calibração em máquinas, equipamentos e sistemas automatizados de precisão;
Elaborar planos de manutenção voltados a segurança das máquinas, equipamentos e colaboradores que atuam no processo de produção;
Elaborar e realizar treinamentos e capacitação para os colaboradores que atuarão nos processos produtivos
Elaborar rotina e check list para planos de manutenção preventiva;
Implantar sistemas de aquisição de dados automatizados para realização de ensaios e pesquisas científicas
Realizar vistorias, perícias, avaliações e emitir laudo e/ou parecer técnico em sua área de formação.
Prestar assistência técnica e consultoria na área de Mecânica de Precisão;
As atribuições profissionais do tecnólogo em Mecânica de Precisão são:
1) Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, treinamentos, assessoramento técnico e consultoria.
2) Empresas e instituições de vistoria, perícia, calibração e certificação de equipamentos, máquinas, processos e produtos;
3) Institutos e Centros de Pesquisa.
4) Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelos estudos e orientações de especialistas pautados na nova Lei. A LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece que as Instituições de Ensino Superior devam definir o perfil profissional para cada área de conhecimento, contemplando neste perfil do formando, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais em relação aos profissionais de alto nível, aptos para a inserção em setores profissionais.
O papel da graduação é o da formação inicial no processo contínuo de educação permanente, inerente ao mundo do trabalho, visando formar profissionais capazes de adaptarem-se às dinâmicas condições de perfis profissionais exigidos pela sociedade. Nesse sentido, o curso de Tecnólogo em Mecânica de Precisão deve formar profissionais e, mais ainda, seres humanos capazes de compreender e transformar a sociedade na qual estão inseridos, elevando a qualidade de vida de todos aqueles com os quais, futuramente, se relacionarão.
A Universidade tem como função de garantir a produção, compartilhamento e apropriação do conhecimento produzido por meio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, que serve como base para direcionar as ações desenvolvidas durante o curso e em sua relação com a sociedade.
A sequência das disciplinas a serem ministradas durante o andamento do Curso de Tecnologia em Mecânica de Precisão, conforme a matriz curricular, associadas às atividades práticas previstas em laboratórios, visitas técnicas, ações de extensão e estágios supervisionados, permitirão uma forte interação do aluno com a realidade da região, fazendo com que o discente desenvolva as capacidades de abstração e fixação dos conceitos teóricos das disciplinas da graduação e sua aplicação na prática da sua realidade vivenciada.
No que tange aos aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem centrado no estudante; o desenvolvimento de atividades práticas em laboratório e a campo; a oferta de disciplinas optativas, de livre escolha dos discentes; valorização tanto da competência técnico-científico quanto da didático-pedagógica de seu corpo docente incorporando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) alteradas em 2019 e inserindo como eixo estruturante do curso, enquanto módulo transversal e integrador, as atividades de extensão envolvendo a comunidade. Além disso, os laboratórios de Informática, Solos, Biologia, Topografia, Desenho, Resistência de Materiais (já disponíveis no Câmpus) para uso do curso. A experiência do aluno em elaborar e desenvolver as aulas práticas, sob a supervisão do professor, poderá capacitar este a identificar e fixar as variáveis fundamentais discutidas em sala de aula, aproximando o acadêmico da realidade prática.
O curso de Tecnologia em Mecânica de Precisão proporciona aos discentes a realização de atividades de forma a constituir o conhecimento, estimulando as reflexões por meio de ensaios e testes laboratoriais, já que Mato Grosso não possui nenhuma graduação em Mecânica de Precisão, porém, apresenta um vasto conjunto de empresas que permitirão ao aluno fazer a interação teórico/prática nas diferentes áreas de atuação profissional.
Algumas das ações que permitem articular a relação ensino, pesquisa e extensão na instituição são implementadas pelas atividades de iniciação científica, através de editais de fomento à pesquisa e demais atividades realizadas pelos docentes, envolvendo os alunos e demais segmentos da sociedade. No que tange ao desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, por meio de conteúdos teóricos e práticos que envolvem as disciplinas que compõem a grade curricular, programas/projetos, cursos e eventos, entre outras que serão realizadas ao longo do curso, estimulam a formação de profissionais mais críticos e aptos a resolução de questões relacionadas à área de Mecânica de Precisão. Considerando a Instituição em sua universalidade, e todo o processo de reestruturação dos PPCs que passa a ser uma estratégia para o enfrentamento técnico e científico dos problemas de infraestrutura e socioambientais na área e devem ser propostas por meio da inter, trans e multidisciplinaridade, promovendo o diálogo entre docentes/pesquisadores, acadêmicos e comunidade.
A criação e manutenção de convênios com outras instituições como política de estágio favorecem as trocas de experiências, atualização de conhecimentos tecnológicos, práticas gerenciais de desenvolvimento de produtos e processos dentre outros, contribuindo para enriquecer a formação e a prática profissional do aluno.
O Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Mecânica de Precisão, cumpre o estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais. Considerando a necessidade de promover e creditar as práticas de Extensão universitária e garantir as relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais da Universidade e da sociedade, esse PPC se fundamenta no princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, previsto no art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; na concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.364/96); na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014/2024 (Lei nº 13.005/2014); na Resolução nº 07 de 2018 do Conselho Nacional de Educação e na Política de Extensão e Cultura da Unemat de modo a reconhecer e validar as ações de Extensão institucionalizadas como integrantes da estrutura curricular do Curso de Tecnologia em Mecânica de Precisão.
A avaliação do desempenho discente é feita por componente curricular nos termos da Normativa Acadêmica Resolução 054/2011-Conepe, principalmente dos Art. 152 a 158. O controle de frequência do discente é realizado conforme os Art. 169 a 161 da referida Normativa Acadêmica.